terça-feira, 11 de setembro de 2012

Trabalho acadêmico

A pesquisa científica exige fontes de informação também científica. Não dá prá citar a Wikipédia como fonte, já que nem sempre são especialistas que constroem o texto disponibilizado. É importante usar fontes confiáveis e, no mundo acadêmico, essas fontes são os periódicos científicos.

Estão disponíveis na internet, em acesso livre, centenas de periódicos científicos que disponibilizam os artigos em texto completo. Mas atenção: estar em acesso livre não significa que os textos podem ser copiados sem citar a fonte!

Comece pelos buscadores:
banner 1


Google Acadêmico (Google Scholar) indexa, além de artigos, livros e citações, sendo um bom ponto de partida para uma busca mais aprofundada nas outras bases.

Scirius, com 370 milhões de páginas no banco de dados, tem ganhado prêmios desde 2001, oferecendo filtros e sistemas de busca que facilitam o acesso a documentos técnicos de todo tipo. Sua busca avançada permite filtrar para trazer nos resultados resumos, artigos, livros, Conferências, patentes, teses etc. Além de poder escolher os periódicos e os site de referência que desejar vasculhar e em quais áreas do conhecimento.

Driver busca em mais de 3.370.000documentos contidos em 292 repositórios científicos de todo o mundo.

OAIster fornece o acesso, a partir de uma única interface, a cerca de 6,3 milhões de registros de cerca de 604 instituições (e-prints e outros documentos electrônicos em arquivos e repositórios) de várias partes do mundo.
Também visite os portais e as bases de dados especializadas:

banner 2
Scientific Electronic Library Online (Scielo) é uma biblioteca de periódicos de acesso livre da América Latina, sendo uma das maiores com conteúdo em Português. Indexa 816 periódicos com aproximadamente 314.000 artigos disponíveis. Seu foco são as Ciências da Saúde, porém possui também artigos de outros assuntos.

Livre é um portal mantido pela CNEN, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, que disponibiliza acesso a quase 5.000 periódicos de várias áreas do conhecimento. Uma diferença importante do Livre para outras bases é que ele se trata apenas de um repositório de links para os sites dos periódicos, ou seja, os artigos não estão hospedados lá. Por isso, há o perigo de encontrar links quebrados.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é mantida pelo IBICT, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e pretende ser uma base exaustiva de todas as teses e dissertações produzidas em programas de Mestrado e Doutorado de instituições públicas (e algumas particulares) brasileiras, com mais de 150.000 obras disponíveis para consulta, muitas delas em texto completo.

Banco de Teses – CAPES reúne 458.657 resumos  (abstract) das dissertações de mestrado e das teses de doutorado defendidas em todo o país DEDE 1987.

banner 3

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover a adoção, criação, uso, disseminação e preservação de cópias eletrônicas de teses e dissertações.

Directory of Open Access Journals (DOAJ) é o maior repositório de periódicos que seguem a filosofia de acesso livre do mundo. Possui 6430 periódicos cadastrados de 111 países diferentes (Estados Unidos e Brasil lideram a lista), com uma média de 10 novas adições à base por semana. Todos os títulos listados nessa base seguem o modelo tradicional de publicação científica revisada por comitês de pesquisadores das áreas. Da mesma forma que o Livre, oferece apenas o link para a página do periódico, através da qual é possível acessar o texto completo.

Bielefield Academic Search Engine (BASE) também funciona como um repositório de links para documentos com texto completo. A diferença é que, além de pesquisar nos artigos, ela também oferece documentos em outros formatos, como vídeos e imagens, e divide seus itens em tipos: artigos, teses, capítulos de livros, relatórios, por exemplo. Por isso, conta com mais de 25 milhões de itens indexados, provenientes de 1730 fontes.

Domínio Público promove o acesso às obras artísticas, literárias e científicas em vídeos, fotos e textos que já estejam em domínio público, de acordo com a Lei Federal nº 5.988.
ICAAP oferece mais de 23 mil artigos de periódicos editados pelas instituições de ensino vinculadas à Rede Pergamum; alunos do UniRitter acessam os mais de 6 mil artigos em texto completo e podem solicitar, gratuitamente, o envio dos demais.

Scopus é a maior base de referências da literatura científica, indexando 265 milhões de páginas da internet; está disponível para os alunos do UniRitter a partir de qualquer computador ligado à rede, não necessitando login e senha.
Science Direct é uma base de dados que apresenta a coleção de periódicos da editora Elsevier, e também está disponível para os alunos do UniRitter a partir de qualquer computador ligado à rede, não necessitando login e senha.

Com tantas fontes de pesquisa, com certeza você realizará trabalhos de altíssima qualidade!


 Postado por Prof. Edna Lúcia da Silva às 04h14
 Publicado em 6 de maio de 2011 ¬ 15:48h.bibadmin
Fonte:http://www.uniritter.edu.br/biblioteca/blog/2011/05/saiba-como-encontrar-informacao-academica-relevante-e-gratuita-na-internet/



Nenhum comentário:

Postar um comentário