O psicólogo especializado em cães Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães. Coordenou uma pesquisa com mais de 200 juízes americanos e canadenses especializados em provas de obediência. Esse professor de psicologia da Universidade de British Columbia, em Vancouver, Canadá, coordenou uma pesquisa com mais de 200 juízes americanos e canadenses especializados em provas de obediência. Segue abaixo a lista dos cachorros.
Cães inteligentes
1º Border Collie
Esse simpático cãozinho é considerado um verdadeiro workaholic. Adora pastorear rebanhos e, na falta de um, cuida também de patos, crianças e tudo o que se mova na sua frente. É um cão de extrema vitalidade e muito atlético. Ele dá show em competições do tipo agility, em que o animal tem que superar vários obstáculos.
2º Pastor Alemão
Sua inteligência e versatilidade fazem com que o pastor alemão seja uma das raças mais populares do mundo. Como ele é forte, obediente a comandos e aprende muito rápido, tem sido usado como cão de polícia, de resgate, de guarda e guia de cegos. Também tem forte vocação para o trabalho.
3º Poodle
A adaptabilidade é a principal característica da raça. No passado, o poodle era usado para a caça aquática: cabia a ele buscar as aves abatidas que caíam em lagos e riachos. O tempo passou e ele virou cão de companhia. Graças à sua facilidade de aprendizado, é muito utilizado em espetáculos de circo.
4º Golden Retriever
Está sempre tentando agradar seu dono. Por ser muito observador e atento, é um dos cães preferidos para trabalhar como guia de cegos e na recuperação de pessoas com problemas físicos e mentais. É manso, de boa índole e adora realizar atividades físicas.
5º Dobermann Pinscher
É um cão fiel, ativo, enérgico e
de grande vigor. Muito apegado à família, é empregado como cão de defesa ou
guarda. Sua aguçada inteligência facilita a tarefa de adestrá-lo. O porte
esguio, a "cara de mal" e a poderosa mordida fazem com que seja um
dos cachorros mais temidos do mundo.
Cães burros
1º Afghan hound
Dono de uma pelagem comprida e um focinho pra lá de afilado, o afghan hound tem espírito independente. Ele não é dado a atitudes submissas ou devotadas. Por isso, é um cão trabalhoso para ser adestrado, motivo que o faz aparecer na lanterna da lista dos mais inteligentes.
2º Basenji
Esse cãozinho de caça, originário do leste da África, é um animal travesso, teimoso e com uma grande dificuldade de aceitar ordens, principalmente de estranhos. Considerado por muitos um cachorro de personalidade "felina", ele raramente late e é muito trabalhoso para ser domesticado.
3º Buldogue
Conhecido por seu apego às crianças, o buldogue é apontado como um dos cachorros menos inteligentes por causa de sua enorme preguiça e amor ao ócio. Como ele não é nem um pouco submisso, é páreo duro para os adestradores, que conseguem pouco sucesso nos treinamentos.
4º Chow chow
A farta pelagem e a língua azulada são as marcas registradas do chow chow, que, em alguns países asiáticos, é considerado uma fina iguaria. Não são animais necessariamente "burros", mas reservados, independentes e pouco ativos. Ou seja: só fazem o que querem.
5º Borzoi
De aparência aristocrática, o borzoi era muito apreciado durante a Idade Média pelos nobres russos por causa de suas qualidades como cão de corrida e nas caçadas a lobos. Trata-se de um cão de índole reservada e pouco afeito a receber ordens, o que dificulta a tarefa de domesticá-lo.
por Yuri Vasconcelos
http://mundoestranho.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário