Hugo Chaves é Eleito presidente do Venezuela pelo quarto mandato seguido
Com vitória sobre Henrique Capriles, venezuelano pode ficar no poder até 2019, completando 20 anos na presidência.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito para o quarto mandato seguido. Mas a vitória sobre Henrique Capriles foi a mais apertada da era Chávez.
A Venezuela amanheceu para mais um capítulo de sua história. Chavistas passaram a noite em festa.
Hugo Chávez agradeceu o apoio do povo e o respeito do adversário. Prometeu um governo melhor e ampliar o que chama de socialismo do século XXI. Nesta segunda, ele conversou por telefone com o adversário Henrique Capriles.
Chávez, que está no poder desde 1999, foi eleito para ficar até 2019. Mas, ao contrário das outras vezes, agora quase metade dos venezuelanos deixou um claro recado nesta eleição: não está satisfeita com o governo que considera centralizador. O país enfrenta também problemas graves como apagões e o aumento da violência.
Chávez obteve 54% dos votos, dez pontos percentuais a mais do que o opositor Henrique Capriles. Mas, na eleição de 2006, o resultado foi ainda mais folgado – 25 pontos percentuais à frente do segundo colocado. Capriles reconheceu o resultado das urnas e afirmou que nenhum venezuelano foi derrotado.
Para um cientista político, Chávez foi castigado pelas urnas, o que o obriga a considerar a força da oposição e a necessidade de diálogo. Carlos Romero acredita que o presidente terá que optar por uma abertura econômica e política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário