sábado, 25 de agosto de 2012

Advinhe quem são essas pessoas.

Vale a pena ler.

Sabe quem são essas pessoas?

 Advinhou quem são essas pessoas? Quantos nomes você conseguiu descobrir.
 Abaixo tem os nomes deles e os príncipais feitos.


_____________________________________________________________________________



Galileu Galilei: Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciaram o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.




Marie Curie: Foi uma cientista polonesa que exerceu a sua atividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade, que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos.
  




Julius Robert Oppenheimer: Dirigiu o Projeto Manhattan, destinado a gerir investigação e o desenvolvimento por parte de cientistas britânico e americanos da energia nuclear com fins militares,  para o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, no laboratório nacional de Los Alamos, uma laboratório secreto, no Novo México.








Isaac Newton: Um dos principais precursores do Iluminismo, trabalhou com a óptica, natureza da luz,  lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica, Newton foi respeitado como nenhum outro cientista e sua obra marcou efetivamente uma revolução científica. Além de  cientista, foi físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
  




Louis Pasteur: Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade por febre puerperal, e a criação da primeira vacina contra a raiva. Seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológica da doença. Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamada pasteurização. Pasteur também fez muitas descobertas no campo da química, principalmente a base molecular para a assimetria de certos cristais.



Stephen Hawking: Estudou cosmologia teórica e gravidade quântica, ele provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade, Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados,  ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 , teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.

Albert Einstein: O mais memorável físico de todos os tempos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade, explicou o efeito fotoeléctrico. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica e também fundador da teoria do Campo Unificado. Einstein deu à primeira o elemento essencial de sua concepção do fóton, indispensável para que mais tarde se fundissem, na mecânica ondulatória de Louis de Broglie, a mecânica e o eletromagnetismo. E deu à segunda sua significação completa e universal, que se extrapola dos campos da ciência pura e atinge as múltiplas facetas do conhecimento humano. Saliente-se também que algumas das descobertas de Einstein - como a noção de equivalência entre massa e energia e a do continuumquadridimensional, suscitaram interpretações filosóficas de variadas tendências.



Carl Sagan: Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 1950, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo,  antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar que permitiram obter importantes informações sobre Vênus e Marte. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno. Ele também foi um dos maiores divulgadores da ciência de todos os tempos ao apresentar a série Cosmos em 1980.




Thomas Edison:  foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Thomas Edison registrou 2.332 patentes. Inventou o fonógrafo,  cinetógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia, também aperfeiçoou o telefone,  em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e omicrofone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX.


Aristóteles:  Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.








File:Tyson & Kepler team.jpg


Neil de Grasse Tyson: Estoudou a formação estelar e evolução, bem como a cosmologia e astronomia galáctica.Tyson pesquisa centrou-se em observações feitas em formação estelar e evolução , bem como a cosmologia e astronomia galáctica . Tyson cunhou o termo " Manhattanhenge "para descrever os dois dias por ano em que o sol da tarde alinha com as ruas transversais da grade de rua em Manhattan, fazendo o pôr do sol visível ao longo ruas desobstruídas.



Clinton Richard Dawkins: Conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada no gene, também introduz o termo "meme", o que ajudou na criação da memética, realizou uma grande contribuição à ciência da evolução com a teoria, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia no ambiente em que vive este organismo.








Charles Darwin: Propos uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia e também criador da teoria da evolução.












_______________________________________________________________________________



Foto Inicial de HyperScience, matéria escrita por Lucas Martins.

2 comentários: